sexta-feira, 20 de junho de 2008

REDAÇÃO(relato) de como foi a sua alfabetização.

MINHA ALFABETIZAÇÃO

Viajando no túnel do tempo, aproximadamente há 15 anos atrás, eu me recordo vagamente do meu processo de alfabetização. Foi uma dificuldade, pois eu era muito introvertida e os professores tinham como preferência a pedagogia tradicional, ou seja, não tinham um contato afetivo com os alunos. Raio de Sol era o nome do colégio, estudei lá todo primário e se pudesse voltar no tempo não estudaria lá, pois a dificuldade que eu tenho até hoje não foi bem trabalhada mesmo depois estudando em colégios menos tradicionais. Aplicavam metodologias que hoje vejo como um processo de "regressão humana", o famoso professor detentor do saber, o beabá, o Ivo viu a uva e etc. Demorei um longo tempo pra aprender e quando aprendi não foi de forma significativa e logo tenho dificuldades de fonética e outros. Não coloco a culpa toda no professor já que minha família também não tinha meios de informações para avaliar o que estava ocorrendo, ninguém é perfeito e nem o professor, mas essa metodologia era mais adequada para os professores da época e alguns até hoje ainda utilizam. Então fui passando de série e hoje sou quem sou. Tudo o que sou aprendi na educação infantil de forma que não posso avaliar como errada, pois hoje sou um ser humano que sabe codificar e decodificar, mas penso que poderia ter sido melhor. Vejo que o professor/educador por mais que utilize métodos tradicionais é necessário ter laços afetivos com o aluno, ser próximo, amigo, solidário, não deixando de ser humano e inacabado como todos inclusive os alunos a fim de perceber no aluno aquilo que talvés seja uma dificuldade como foi no meu caso.



Nenhum comentário: